quarta-feira, 11 de março de 2015

Exercícios que não devemos fazer na academia de maneira alguma - Parte 1

Segue abaixo de uma forma bem humorada e resumida alguns exercícios, ou modelos de treino que não funcionam ou diminuem a eficácia de um exercício.

Leg press 45 de ladinho: 

Um exercício inventado por alguém e seguidos por alguns, onde a pessoa faz o mesmo movimento articular do leg normal, porém com o corpo deitado de lado com apenas uma das pernas.



Fazer o exercício de ladinho pode acarretar em lesões pelo fato de ser um movimento não muito anatômico e para executar o mesmo tendemos a diminuir drasticamente a carga.

Cadeira abdutora em pé com agachamento ou qualquer variação de cadeira abdutora que não seja a cadeira abdutora normal:




 Não é porque é diferente que é melhor, sentir que "pega mais" não quer dizer que você está fazendo o exercício certo, pois neste caso quanto mais você aproxima a almofada de apoio da articulação do glúteo menor é a alavanca , e desta maneira diminui-se o trabalho de glúteo médio.

Não existe um motivo para se sair da posição de coluna apoiada no banco. Inclinar o tronco não aumenta o trabalho de abdutores do quadril.

Um exercício que já é insignificante em termos de hipertrofia ou de gasto calórico consegue ser piorado pela simples falta de conhecimento em relação a mecânica do movimento.

Glúteos com caneleira:

 São exercícios aceitáveis, contanto que a pessoa saiba que exercícios com caneleiras recrutam apenas 30% das fibras e utilizem apenas como complemento dando maior atenção aos agachamentos completos de grande amplitude e suas variações.

Mas por favor, glúteo no leg press ao contrário não! Se fizer um leg press normal ou unilateral você terá 90% de recrutamento muscular, e o mesmo vale para os agachamentos.


Sissy Squat:

Quando nós professores falamos que devemos projetar o quadril para trás e não ultrapassar os joelhos das pontas dos pés em um agachamento, estamos querendo proteger suas articulação das compressões patelo-femorais ocorridas em uma força que anterioriza o fêmur sobre a tíbia.

Ai na aula de personal o prfossor da todas instruções para você não "forçar o joelho" e depois manda você fazer o exercício exatamente do jeito que não era pra fazer kkkkkkk.

E sim, eu já usei este exercício em um dos meus vídeos poréeeeeeeeeeeeeemmmmmm, eu tinha um motivo.


Algumas variações de exercícios foram criadas antigamente pela escassez de aparelhos de musculação para variar o treino de fisiculturistas. Porém quando se tem uma grande variedade de equipamentos a sua disposição(inclusive a cadeira extensora que substitui com maior segurança e eficácia), você não precisa correr o risco de utilizar um exercício cujo custo x benefício é baixíssimo.

Se tratando de exercícios em casa, não temos aparelhos, e para variar o treinamento e tentar isolar o quadríceps eu utilizei o exercício, mas logo me arrependi pois normalmente quem treina em casa são iniciantes, e pensando nisso, deixei um aviso para que desconsiderassem tal exercício.

Sei lá que exercício é esse para glúteos:



Esse exercício trata-se de estender o quadril sem carga alguma. Porém a musculatura que mais trabalha é do tronco e braços para segurar o peso do corpo. Se trabalhando glúteo com caneleiras o trabalho já é insignificante, imaginem a energia que se gasta em vão neste exercício. (Sim eu sei que essa é a Dany na foto e que ela tem glúteos enormes) Mas o exercício em si não serve pra nada e quando alguém faz um exercício deste eu já logo percebo que a pessoa não entende nada de musculação.

As vezes você acha que está abafando fazendo um exercício diferente que viu no Instagram, mas na verdade você está só perdendo tempo.

Não me importo se alguém sem formação queira falar sobre seu dia a dia, dieta e tudo mais. Mas me importo quando vejo alguém falando que um exercício deste tipo seja bom.