sábado, 28 de junho de 2014

Quais os benefícios em excluir o glúten da dieta?

Olá pessoal, aqui temos uma matéria muito legal sobre glúten escrita pela nutricionista esportiva Luciana Galimberti (Lugalimberti@hotmail.com) que está trabalhando comigo em com o Jacaré Banguela na série "Emagrece Gordo 2º temporada". Lembrando que aos interessados em montar uma dieta com a nossa nutricionista basta entrar em contato por e-mail.

O que é o Glúten?

O Glúten é uma proteína, confere viscosidade e elasticidade aos pães, massas, biscoitos e bolos. É um dos componentes mais abundantes na alimentação da maior parte da população. Provavelmente até as pessoas com baixo grau de risco, estarão mais suscetíveis a algum tipo de reação a ele durante a sua vida.



Quais os problemas que o alto consumo de Glúten pode causar?

Essa proteína em contato com a mucosa do intestino forma uma especie de “cola”, e vai se acumulando conforme os excessos no seu consumo, o que pode dificultar a absorção de alguns nutrientes naquela região do intestino e causar diversos sintomas desconfortáveis.

Como saber onde está o Glúten?

Está em todas as preparações feitas com farinha de trigo, centeio, cevada, aveia e malte.
Produtos industrializados podem apresentar em sua composição. Quem segue uma dieta “Gluten Free” deve estar atento as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos.
Com o aumento da procura, muitas indústrias estão surgindo, e hoje existem cada vez mais opções saborosas e atrativas, facilitando a vida de quem deseja ou precisa tirar o glúten da dieta.




Sensibilidade ao Glúten X Doença Celíaca 

A sensibilidade acomete cada vez mais pessoas no mundo e pode se manifestar em qualquer fase da vida. Fácil identificar os sintomas, pois geralmente causa grande desconforto, alguns deles são: dores de cabeça, gases e estufamento abdominal, diarreia ou prisão de ventre, dermatites, doenças respiratórios, dentre outros.
A Doença Celíaca é uma desordem crônica intestinal causada pela intolerância permanente ao glúten, que faz com que o organismo não digira essa proteína. Para eles, a exclusão é completa e constante e os cuidados devem ser mais severos, como manter os utensílios em que são preparados os alimentos separados, anulando o risco de qualquer contaminação.

Quais os benefícios em excluir o glúten da dieta? 

A retirada do glúten da dieta do dia a dia, traz grandes beneficios como redução de inchaço, normalização do funcionamento do intestino, diminuição de alguns sintomas tais como gases, estufamento, desconforto abdominal, doenças de pele, dores de cabeça, etc.
Também é possível voltar a consumi-lo sem excessos, alternando com os alimentos integrais.

Dica

Embora o maior objetivo da dieta seja a perda de peso, ou mesmo a necessidade patológica,  a restrição do nutriente melhora, e muito a saúde em geral. Dos que aderem à dieta SEM GLÚTEN, a maior parte sente-se muito bem e muitas vezes preferem excluir permanentemente da sua rotina alimentar diária.