sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Dicas importantes sobre exercícios abdominais

Através da matéria cinesiologia nós professores aprendemos que sempre temos músculos responsáveis por determinado movimento articular, e neste artigo vamos falar da musculatura abdominal.


Os músculos abdominais tem como principal função realizar a flexão lombar e também é importante ressaltar     que independente do movimento, seja ele, uma elevação do tronco ou elevação o do quadril, a musculatura do abdome não será divida em parte infra ou supra. A contração vai de origem a inserção(o músculo contrai por completo pois em estudos de eletromiografia não foi detectado maior trabalho da "parte inferior do abdome") e sabendo disso podemos analisar quais exercícios são mais efetivos.

Para que o músculo abdominal tenha um trabalho efetivo, devemos realizar a flexão lombar.

Existe uma diferença no trabalho muscular em exercícios que promovem flexão dos quadris. O principal músculo responsável por essa flexão é o iliopsoas. Outros músculos que são ligados ao quadril também começam a auxiliar o movimento.

A figura mostra a musculatura responsável pela flexão do quadril.

Exemplo de exercício abdominal sendo realizado somente com a flexão do quadril, ou seja, menos trabalho dos músculos abdominais.

Afinal, onde estou querendo chegar com esta matéria?

Quero que vocês aprendam a corrigir o próprio movimento para ter um trabalho mais efetivo, ou seja, se vocês não visualizarem uma flexão da coluna lombar em um exercício abdominal, o mesmo não estará focado neste músculo e sim em outros. Quando não há uma visível flexão, quer dizer que o foco do exercício já não é mais o reto do abdome mas sim, algum músculo flexor do quadril( iliopsoas, reto femural, sartório.) e o abdome passa a ser um músculo secundário apenas estabilizador do tronco em isometria.

Bom pessoal, tentei ser o mais simples possível nesta explicação e tentei encontrar as figuras que mais poderiam melhorar o entendimento de vocês. Quem entendeu clica em "curtir", quem não entendeu, leia tudo de novo com mais calma rssss. Estou pensando em dar estas dicas através dos meus vídeos no youtube.