domingo, 17 de março de 2013

Princípio da especificidade - Dicas de treino

Seguindo nossas regrinhas básicas dos Princípios da Preparação Física vamos falar agora do Princípio da Especificidade.  Vou adaptar o artigo a alunos comuns de academia. Devemos sempre dar enfase ao nosso principal objetivo. 


O nome deste principio já diz, nosso treino deve ser específico ao nosso objetivo ou modalidade esportiva. Exemplificando para quem treina na academia: Quem quer ter ganho de massa muscular, deve fazer musculação e evitar treino aeróbios de longa duração, cross fit, aulas de ginastica localizada. Quem deseja melhorar  seu tempo de corrida para alguma prova, deve começar o treino na esteira e fazer a musculação como complemento e prevenção de lesões após o treino de corrida ou em dias em que não corre. Pessoas que querem emagrecer podem fazer o treino de musculação e aeróbio, aulas de ginastica a vontade.

É muito comum alunos terem mais de um objetivo, muitos me procuram dizendo - " quero perder peso e ganhar massa muscular e quero me inscrever na corrida de 10k da nike e quero fazer aulas de jump e combat. 
A dica que eu posso dar seguindo a especificidade é focar no objetivo que você acha mais importante e focar, fazer primeiro, e o resto fazer menos vezes por semana por menos tempo.

Clique aqui para conhecer o site da Pekool, a loja de suplementos que oferece "oportunidades", onde você poderá comprar um preço de até 40% menor do que o da concorrência