domingo, 11 de novembro de 2012

Posso fazer esse treino todos os dias?


Muita gente me pergunta se pode fazer todos os dias o mesmo exercício, se pode fazer abdominais todos os dias.
O músculo é composto por fibras, e ao realizarmos a contração o relaxamento das fibras com sobrecarga causamos micro-lesões em nosso tecido muscular, e depletamos o estoque de nutrientes armazenados no músculo que são necessários para que o mesmo fique mais forte, mais resistente.


Quando isso ocorre chamamos de catabolismo muscular(quebra de nutrientes da sua forma mais complexa  em sua forma mais simples para gerar energia). Se não houver o descanso, não haverá o processo contrário que chamamos de anabolismo(é onde a musculatura armazena os nutrientes em sua forma mais complexa).

É recomendado dar pelo menos 48 á 72 horas de descanso dependendo da intensidade do seu treino para que esse músculo possa se recuperar e estar pronto para a próxima rotina de treino. Sem o descanso, corremos o risco de catabolizar, ter uma distensão muscular grave, e no mínimo, não conseguir melhorar o rendimento no treino.

Para que possamos treinar todos os dias é necessário ter uma boa divisão do treino para quem nenhum músculo ou nenhuma articulação seja comprometida, por isso existem os famosos treinos divididos em a/b ou a/b/c ou até mesmo a/b/misto entre outras combinações.