quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Começar a praticar exercícios físicos - 5 erros básicos

Confira alguns dos erros cometidos quando inicia a prática de exercício físico e saiba como os evitar

Independentemente de ser uma principiante no ginásio ou treinar à alguns anos, existem alguns erros que podem condicionar o seu progresso. Esta prática inadequada aumenta o risco de contrair lesões e diminui a probabilidade dos resultados desejados aparecerem.














Pratico atividade física, portanto posso comer o que eu quero!

Muitas pessoas pensam que o fato de realizar exercício físico lhes dá a "legitimidade" de poderem comer o que apetece e ainda assim atingirem os objectivos que se propuseram. Não é verdade! Se não tiver um bom equilíbrio entre a atividade física e a sua alimentação vai ter uma maior dificuldade em atingir as suas metas.


Quanto mais tempo treinar melhor!
Ao treinar durante muito tempo está a obrigar o corpo a um esforço demasiado grande. O nosso corpo necessita de descanso para poder recuperar do esforço. Mais vale realizar treinos curtos e intensos do que passar horas a fio a treinar com intensidades baixas.


Posso apenas realizar apenas exercícios aeróbios!
Realizar apenas exercícios como caminhada, step, bicicleta ou elíptica, irá fazer perder a sua massa muscular. Um bom plano de treino deve incluir de forma equilibrada exercícios com pesos que ajudam na criação de massa muscular/tonificação dos seus músculos e exercícios cardiovasculares.


Começar de forma exagerada.
Se é sedentária e vai iniciar um programa de treino, comece de forma calma e progressiva. Evite assim o risco de se lesionar, obrigando-a a desistir e voltar à sua rotina de sedentarismo. Não tente correr uma maratona nas primeiras vezes que treina. Comece com uma caminhada nos primeiros minutos, aumente a passada e realize um jogging moderado. No treino com pesos, inicie com pesos mais leves, deixe os seus músculos adaptarem-se ao esforço e só depois aumente as cargas.


Evite cometer estes erros quando se exercita e veja os resultados.