domingo, 11 de novembro de 2012

Ajudar ou não ajudar um aluno a fazer os exercícios?

Vou abordar um tema um pouco polêmico e conto com a participação de vocês com comentários na fanpage do blog.

Observo que alguns alunos abusam da boa vontade de seus professores em relação a passar pesos e ajudar em exercícios com pesos livres ou até mesmo máquinas.

treino, musculacao, abdominais, exercicios em casa, como emagrecer, como perder barriga, perder peso, gordura, ganhar massa muscular, aumentar pernas, gluteos, bumbum

Tenho certeza que a maioria dos alunos acham que é nossa obrigação de passar um peso, ajudar em um supino, agachamento e outros exercícios. Pois bem, vocês estão certos, sim nós devemos como parte do trabalho auxiliar esses alunos que necessitam de ajuda, porém vamos ao ponto que gostaria de chegar!

A principal função de um professor em uma sala de musculação é ensinar e garantir a segurança de seus alunos, através de técnicas estratégia de treino corretas, correção de exercícios, dar suporte e segurança em exercícios livres e manter a ordem no ambiente em que trabalhamos.

Mas oque eu vejo atualmente em grandes academias é:

- Muitos alunos não aceitam o fato de ter que diminuir a carga para fazer o movimento correto(o que poderia gerar muito mais hipertrofia do que aumentando a carga sem conseguir fazer corretamente) e quando o professor tenta explicar eles acham que não estamos querendo ajudar.

- Alguns exercícios realmente tem a necessidade de um professor estar por perto como por exemplo o agachamento livre, supino reto, desenvolvimentos e exercícios com anilhas. Porém deve-se pedir um suporte na última série, o aluno deve começar com uma carga gradativa com segurança de poder fazer sozinho, mas muitos exageram e quem acaba fazendo força somos nós.

- Nos exercícios em aparelhos não temos a necessidade de ajudar pois não a risco de travar o movimento como existe num supino ou agachamento livre.

Tem alguns alunos que quando chegam os professores já saem de perto pois sabem que o cara não consegue fazer nenhum exercício sozinho. E o pior, ele faz tudo errado, mas para ele oque vale é conseguir colocar cada vez mais peso.

Quando eu era era mais novo eu tinha um professor que dizia assim:

Professor me ajuda aqui no supino?
" Se não aguenta diminui o peso frango!" .

Professor me passa o halter aqui no Supino com halteres?
"Não sabe subir o peso sozinho então vou voltar você pra fazer no aparelho frango!"

Claro que eu ficava meio puto quando ele não me ajudava mas ele sempre estava por perto quando eu realmente precisasse de ajuda e graças a ele, eu aprendi alguns macetes para levantar os pesos sem precisar da ajuda de ninguém. E claro, eu prefiro isso do que ter que parar de treinar por ter uma tendinite, ou hérnia de disco no futuro não é mesmo?