segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A importância de um treino bem montado!

Normalmente o foco é parte estética, mas é de extrema importância tratar deste assunto, pois cada vez mais alunos se lesionam por ignorar certas instruções dadas pelos professores ou por professores que ignorar certos princípios na hora de montar um programa de treinamento.



Muitos alunos chegam na academia, achando que é um restaurante, onde o professor de musculação é o garçom. O aluno vai até o professor e começa a falar oque ele quer fazer e oque ele não gosta de fazer, onde ele quer focar mais e onde quer focar menos, tipo "faça seu pedido que eu estou anotando" rsss.

Mas poucos tem conhecimento de que nosso corpo tem que ter um equilibrio muscular para que ele funcione de maneira eficaz. Exite uma nomenclatura dada a músculos com funções opostas, chamamos de "agonistas e antagonistas". Enquanto um músculo faz o movimento, o outro freia o movimento, enquanto um músculo faz força pra flexionar uma articulação o outro faz força para extender.

Ao montar um programa de treinamento, nem sempre o correto é passar aquilo que o aluno quer,e sim oque é bom pra ele.

Um trabalho focado em quadríceps sem uma compensação de posteriores de coxa pode gerar lesões de joelho, um trabalho exagerado de peitoral sem compensar com trabalho de dorsais pode gerar lesões de ombro, extensão de punho e flexão de punho, abdome e coluna lombar,no caso das mulheres que não gostam de treinar membros superiores, pode-se evitar uma lesão em alguns exercícios de pernas que necessitam de uma musculatura do tronco forte, como é o caso do exercício Agachamento por exemplo. Entre vários outros motivos, devemos trabalhar nosso corpo por igual.

Lembrem-se da importância de seguir uma planilha de treino organizada, não treine por conta própria, e evite fazer somente os exercícios que você gosta.

E ai, já "CURTIU e COMPARTILHOU" ? Espero que gostem desta nova dica!!!