sábado, 16 de fevereiro de 2013

Famoso 90º e encurtamento muscular !

Há pouco tempo, fiz um post falando sobre treinamento de musculação com grandes amplitudes, hoje vamos falar um pouco sobre encurtamento muscular, amplitude de movimento na musculação e a capacidade de se promover um ganho de flexibilidade e postura através do treinamento com pesos.


Já trabalhei como preparador físico e sempre escutei dos atletas e pai de atletas, "mas se meu filho fizer musculação ele não vai ficar muito travado, pois oque ele precisa é de flexibilidade". Pessoas acham que pessoas que praticam musculação são "travadas", "encurtadas" e etc... Verdade ou Mito?

Eu digo: - Mito!

Devido a falta de informação, falta de preparação de alguns professores, ou até mesmo falta de interesse por parte de alguns alunos em relação ao treinamento com o acompanhamento de um bom profissional de educação física( o famoso aluno que diz "não , fica tranquilo, eu já sei treinar") algumas técnicas de treinamento não são respeitadas.

Eu gostaria de saber quem foi que disse que o angulo mais seguro de se realizar um movimento na musculação é o angulo de 90º! Pois na verdade esta é a fase onde a carga fica mais distante da articulação que esta sendo trabalhada e quem entende o mínimo sobre biomecânica do movimento sabe que é onde temos o maior "Braço de Resistência" que também é onde temos uma maior ação muscular e articular, após este angulo de 90º começamos a diminuir a distância do peso em relação a articulação assim diminuindo a sobrecarga. Pensando bem, então porque eu devo limitar meu movimento a 90º?

Existe um série de desvantagens ao limitar este movimento como aumento da sobrecarga articular(diminuindo a amplitude facilitamos o exercício e consequentemente aumentamos os pesos)
Quando diminuimos a amplitude de movimento deixamos de realizar o estiramento das fibras musculares(oque é super importante para que ocorram as microlesões fator principal para quem busca hipertrofia) e consequentemente geramos o encurtamento muscular, responsável por causar inflamações nos tendões e erros posturais super conhecidos como ombros enrolados, hipercifose, hiperlordose e escoliose.

Leia a continuação deste post sobre: Como tratar quem já está com a musculatura encurtada?

Contem sempre com o acompanhamento de um professor de Educação Física afinal estudamos para isso!