quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Como agachar corretamente no Smith!

Agachamento livre provavelmente todos realizaram de maneira correta pois claro, se errarmos a postura caímos para trás ou para frente se houver o desequilibro e postura incorreta, mas porquê vemos em grandes academias os alunos projetando os pés a frente da barra ao realizar o agachamento no smith?


Na figura você percebe a maneira incorreta de iniciar um exercício Agachamento no Smith, onde a modelo projeta os pés a frente, onde deveria alinhar os calcanhares a baixo da barra.(OBS: Quem passa o exercício de maneira incorreta é o personal)


Assita ao vídeo para saber a maneira correta na prática de executar o movimento e depois iremos a explicação teórica.(por favor não façam comentários do tipo - "A coxa da modelo é bem mais grossa do que a do professor que ensina a fazer o agachamento, pois então acho melhor fazer igual a modelo, rssss")

Vamos analizar a força compressiva da coluna lombar:

Esse é o erro mais comum cometido por alunos e professores, pois na barra guiada (smith) a carga vem de cima para baixo, mas quando projetamos os pés a frente geramos uma outra força para trás afinal o peso do corpo agora esta caindo para trás. E claro quando agachar teremos uma anteriorização(ou compressão patelar acentuada) do fêmur sobre a tíbia.

Com essa postura modificamos a postura natural da coluna, deixar a coluna reta é diferente de deixá-la ereta! O amortecimento de carga da coluna na postura natural com suas curvas é bem mais eficaz do que quando ela fica totalmente retificada devido a postura inadequada nesse caso em que estamos questionando.

Esta explicação serve também para o afundo ou retrocesso no smith, onde não devemos colocar os pés a frente e sim manter sempre o calcanhar da perna que vai fazer o movimento logo abaixo da barra.

Obrigado por visitar o blog, sempre busco pesquisar bastante antes de postar algo aqui, e quero ressaltar que não sou o dono da verdade, mas busco sempre entender o porquê das coisas antes de passar para os meus alunos e claro passar o conhecimento para quem tem interesse em aprender junto comigo!