domingo, 15 de julho de 2012

Vocês sabem a importância da Vitamina D?

Minha amiga blogueira Dani Castro(clique aqui para conhecer o blog dela), aluna super assídua de academia, sempre se alimentou super bem, tem um corpo praticamente perfeito,  foi a nutricionista e durante a consulta, foi constatada INSUFICIÊNCIA DE VITAMINA D!




"Uma das principais funções da vitamina D no organismo é atuar no metabolismo de cálcio, estimulando sua absorção, além de ter papel fundamental no sistema imune e na síntese de hormônios. Tem influencia também sobre a secreção de insulina, e sua deficiência pode, por exemplo, aumentar risco de diabetes e prejudicar queima de gordura corporal. E além do mais, a deficiência crônica está relacionada há mais de 20 doenças!
A vitamina D tem influencia direta na função muscular, e pessoas com deficiência geralmente relatam recuperação muscular ineficiente, e menor força pra “puxar ferro”.  Como a síntese de vitamina D é dependente da exposição solar, países mais frios e com menor período  de verão apresentam maior prevalência de sua deficiência quando comparado com países tropicais. Porém, na pratica clinica observamos que essa deficiência vem aumentando em países tropicais como o Brasil, isso porque as pessoas se expõem cada vez menos ao sol, e se protegem com protetor/bloqueador solar, o que impede a ação da intensidade do raio solar na pele.
A vitamina D não está presente em quantidades suficientes em muito alimentos (aparentemente em quantidades bem variadas de manteiga e gema de ovo); e por isso, vale a pena sempre conversar com seu nutricionista a respeito disso, e checar em exame de sangue como anda o status dessa vitamina em seu corpo.
Mesmo consumindo esses alimentos, não se pode garantir que seu status esteja adequado, ok?"

Bom,  como foi constatada a deficiência no exame de sangue, ela vai começar a suplementar  com VITAMINA D.


Isso serve para darmos mais importância ao trabalho de uma boa nutricionista e entender que não se deve seguir dietas prontas, pois sempre escuto alunos dizendo que já fizeram tal dieta, ou que já sabem se alimentar corretamente, ou que quando for a uma consulta vai ser a mesma coisa de sempre, se alimentar de tantas horas comer isso aqui e etc...