sábado, 14 de julho de 2012

Iogurte orgânico caseiro

Mais uma receita da nossa nutricionista Priscila Di Ciero, e ela diz: "As crianças, em especial, vão amar! E você não vai querer tomar outro iogurte que não esse. Você sabe: a gente se acostuma muito “mal” com as coisas boas, né?"



Ingredientes
1000ml de leite orgânico (à venda em lojas e feiras de produtos naturais, alguns empórios, nas empresas idôneas que entregam cesta de orgânicos em casa e onde a Nutri aqui tb pode indicar – me escreva!)
1 sachê de cultura para iogurte (uso o BioRich, à venda em lojas de produtos naturais)

Instruções
Ferva o leite (cuidado para não grudar na panela!). Apague o fogo e deixe esfriar um pouco. Depois de alguns minutos, coloque o termômetro e veja se atingiu a temperatura de 42ºC - 45ºC graus Celsius (minha mãe e com certeza sua vozinha – rsrs – tem mega experiência em medir a temperatura com o dedo – o leite não deve estar nem tão quente para queimar o dedo e nem tão morno – enfim, experiência essa que não tenho e prefiro não arriscar. )

Então, na temperatura do “leite esperto” de 42ºC - 45ºC graus Celsius, adicione 1 pacote do fermento, mexa bem, e leve pra dentro de um recipiente de vidro, que vai permanecer dentro da caixa de isopor (isso é apenas para preservar o calor, você pode apenas cobrir muito bem o recipiente de vidro e deixar dentro do forno – desligado, claro – pelo mesmo período de tempo) onde os lactobacilos no leite vão ficar lá, fermentando, por umas 6-7h. Coloque na geladeira e delicie-se.

Sirva batido com frutas, com cereais como granola, com castanhas picadas e uva passa, com nibs de cacau cru, com óleo de coco virgem e orgânico, em forma de lassi, ou como sua imaginação permitir. Para adoçar, geléia de frutas orgânicas, calda de frutas, mel e melado orgânicos também são boas pedidas, mas com moderação.

Quem quiser que eu poste mais receitas tanto aqui no blog quanto em vídeo clique em "curtir" aqui em baixo!