domingo, 15 de julho de 2012

Dicas de treino para quem tem hérnia de disco!

Bom pessoal, recentemente recebi um email de um leitor do blog precisando de ajuda pois ele possui uma hernia de disco, devido a agachar errado ao pegar um objeto pesado em casa, como isso é uma coisa muito comum entre praticantes de musculação eu gostaria de auxiliar no tratamento e na prevenção de futuras inflamações.



Algumas dicas para evitar o pinçamento dos nervos da coluna são:

- Evitar exercícios com compressão de cima para baixo da coluna, como agachamento com barra nas costas, Desenvolvimento com barra ou halteres para os ombros.

- Evitar exercícios com a coluna curvada a frente como remada curvada livre, elevação posterior sentado dando preferência a exercícios onde conseguimos apoiar o tronco como remada máquina para costas ou rear deltóide ou elevacao posterior deitado no banco para posterior do ombro.

- Dar prioridade para exercícios onde a posição é deitada ou em pé.

- Não utilizar bancos no angulo de 90º, baixar para 80º ou menos(a posição sentado a 90º aumenta mais ainda a compressão, se puder fazer o exercício em pé seria melhor pois a posição em pé mantem a curvatura natural da coluna)

- Não hiperestender a coluna durante a execução de exercícios como cadeira ou mesa flexora, normalmente isso acontece quando a carga está muito alta. Manter sempre a postura natural.

- Dependendo do grau de inflamação o melhor remédio é o repouso, seguido de calor na região para amolecer os tecidos e diminuir a compressão.Caso a fase crítica tenha passado, realizar alguns exercícios de postura do pilates para fortalecer a musculatura paravertebral.

- E por último mas MUITO IMPORTANTE, alongar posteriores da coxa, que na maioria dos casos de hérnia lombar aparecem pelo fato de a musculatura ser muito encurtada, comprimindo os discos entre as vértebras.

                                                                      "Curtiu"?