quarta-feira, 11 de março de 2015

Alguns métodos de treinamento para melhorar o treino!

Existem vários métodos a se seguir ao montar um treino, a cada ano inventa-se novos métodos, porém vou citar somente os que realmente funcionam para quem está em uma fase de treinamento avançado.


Método pirâmide:

- Famoso 12/10/8/6,  Através deste métodos conseguimos realizar uma progressão para o treinamento com cargas mais elevadas

Método bi-série:

- Consiste em utilizar 2 exercícios para o mesmo músculo sem pausa entre eles.Ex: agachamento e cadeira extensora(ambos tem o principal músculo o quadríceps.

É uma ótima maneira de estressar a musculatura, porém deve-se controlar seu uso para não aumentar demais o volume do treino.

Método super-série:

- São 2 exercícios combinados para músculos diferentes, ele não aumenta a intensidade do treino, porém ajudam a aumentar gasto calórico, condicionamento físico geral, economia de tempo.

Método Drop-set:

- Após realizar um número x de movimentos, diminui-se aproximadamente 40% da carga e continua-se o exercício sem pausa, levando o músculo a maior fadiga..

Usaria em uma fase de treinamento avançada para elevar a intensidade do treino ao máximo, mas não usaria por muito tempo, e também não utilizaria o drop-set em todos os exercícios para não aumentar muito o volume de treino.

Pré-exaustão:

- Realizamos um exercício mono articular (cadeira extensora), seguido sem pausa de um exercício multi-articular(agachamento) sempre utilizando o mesmo músculo motor primário(quadríceps), muitas pessoas pensam que ao realizar este métodos aumentariam o trabalho do músculo primário, mas oque ocorre é que assim conseguimos intensificar o trabalho dos músculos secundários já que o motor primário entrará em fadiga mais rápido.

Bom pessoal, o básico é isso, existem outros métodos de treinamento como por exemplo, blitz, agonista e antagonista, circuito(ótimo para iniciantes), oclusão muscular.

Mais pra frente falamos mais sobre eles.