terça-feira, 15 de abril de 2014

Como dividir os treinos na musculação

Divisão de treino a/b/c, a/b/c/d, a/b/c/d/e...
Andei pesquisando sobre o tempo de recuperação que a musculatura leva para se recuperar após os vários tipos de treinamento, para saber qual seria a melhor opção na hora de dividir o treino de meus alunos de personal. Nestes estudos encontrei o seguinte:


Existem alguns fatores que devemos levar em consideração, como por exemplo, treinamento x descanso, anabolismo x catabolismo, desgaste x compensação x supercompensação.

Durante uma sessão de treino meu corpo entra em um estado de catabolismo, desgaste muscular e, quanto maior a intensidade do treino maior é o tempo necessário para se recuperar, compensar a musculatura, porém nestes estudos oque eu encontrei foi que, a musculatura precisa de 24, 48, ou no máximo 72horas de descanso para se recuperar totalmente de uma sessão de treinamento com pesos. Conversei com meu colega de profissão que tem como método de treinamento o levamentamento de peso olímpico, onde normalmente se treina com 90% a 100% de carga máxima, usando somente exercícios altamente complexos, com 8 a 10 séries de um mesmo movimento e este tipo de Atleta(preste bastante atenção, eu disse atleta e não um aluno comum de academia)  após realizar este tipo de treino, da um descanso de uma semana se realizado na intensidade máxima.

Por experiência própria dificilmente atingimos tal intensidade ao ponto de precisar de mais de 72 horas para recuperar nossa musculatura e gerar uma super-compensação(adaptação onde o músculo fica mais forte para a próxima sessão de treinamento).
Então se analizarmos bem, os métodos acima da divisão a/b/c, no máximo um a/b/c/d(dependendo da qualidade do treino do aluno),  não seriam tão indicados para "não atletas" pelo fato de não estimularmos novamente a musculatura na hora em que teriamos gerado a super-compensação, ao contrário perderíamos aquele condicionamento físico que ganhamos a mais por não dar o estímulo na hora adequada.

Espero mais uma vez ter ajudado! Se quiser me ajudar basta compartilhar o post!