Suplementos alimentares aqui

Suplementos alimentares aqui

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Agachamento - como fazer corretamente?

Este vai ser um post simples sobre o exercícios onde mais erramos com relação a técnica de movimento nas academia(inclusive professores infelizmente). Todos nós professores sabemos que o agachamento é o exercício mais completo para o trabalho da musculatura das coxas. A baixo vou dar algumas dicas de como fazer um agachamento com um movimento seguro diminuindo o risco de lesões.


Independente de onde for realizado o agachamento, seja ele livre com barra, halteres, gaiola(smith) afundo, retrocesso e qualquer outra variação do agachamento tenho 3 dicas que, se seguidas a risca, posso garantir um melhor resultado e diminuir 99% do risco de leões. 

1- Não limitar a amplitude de movimento, quando aumentamos a amplitude, aumentamos o recrutamento de glúteos e a co-contração de isquiotibiais, assim estes músculos nos ajudam na estabilização de quadril e joelho. Aumentando a amplitude, diminui-se a carga  diminuindo também a pressão articular de coluna vertebral, quadris e joelhos.Ultrapasse o famoso 90º!

2- Em nenhum momento devemos evitar o movimento natural da coluna, seu deslocamento do tronco a frente e do quadril para trás , exercícios como hack machine devem ser evitados, agachamentos com bola devemos seguir o movimento natural levando o quadril embaixo da bola.

3 - Por último e, na minha opinião, a mais importante de todas! Calcanhar em baixo da barra! Me canso de ver professores pedindo para seus alunos projetarem os pés a frente  ao realizar um agachamento ou afundo em uma barra guiada, devemos (como podem ver na figura acima) alinhar o peso ou a barra com nossos calcanhares, distribuindo a carga em todas as articulações, metade para joelhos e metade para quadril e lombar. Ao projetarmos os pés a frente diminuímos o trabalho de glúteos, e por sua vez, aumentamos o de quadríceps porém é gerada uma anteriorização forçada do fêmur sobre a tíbia. Com o trabalho de glúteos e isquiotibiais reduzidos diminuímos a estabilização dos joelhos!

Uffa! terminei! Curtiu o link??? Mande para seus amigos ou professores este link espero poder ajudar a todos!